quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

ETIQUETA EMPRESARIAL

No mundo corporativo, os profissionais devem estar atentos aos “protocolos de comunicação” e aos “códigos de vestuários”, especialmente, quando envolvidos em negociação entre empresas internacionais em que as pessoas são culturalmente diferentes.

O profissional deve estar atento ao seu comportamento e ao seu vestuário, e as empresas devem ter muito cuidado em quem vai representá-las diante das empresas-cliente ou empresas-parceira.

O que mais observei nos livros que li e nas últimas palestras que participei é que o profissional deve ser gentil com todas as pessoas que o cercam, cumprimentar todos no ambiente de trabalho e ser humilde, admitindo que numa sociedade empresária todos os colaboradores fazem parte de uma equipe e que um depende do outro para que se obtenha bons resultados.

Num mundo competitivo, em que as pessoas estão cada vez mais qualificadas tecnicamente, o diferencial passou a ser a habilidade no relacionamento interpessoal, ou seja, o profissional que sabe conviver em grupo. Aquele que tem um bom relacionamento com as pessoas tem mais chance de sucesso do que um profissional que não apresenta tal característica. Tratar bem as pessoas abre portas no mundo corporativo. O que adianta um profissional ser assertivo e não saber tratar bem os outros, não é?[1] Inclusive muitas empresas estão incentivando seus empregados a trabalharem em projetos voluntários com o objetivo de desenvolver o relacionamento interpessoal do indivíduo.

Tratar bem as pessoas é cumprimentá-las e respeitá-las no dia a dia, mas mantendo a postura profissional. No ambiente de trabalho você não está a procura de amigos íntimos ou confidentes, é claro que se você encontrar, tudo bem, mas a regra é que o profissional mantenha uma postura reservada perante seus colegas e subordinados, a fim de evitar muita intimidade e confusão.

Além do comportamento, o profissional deve estar atento ao seu vestuário, que deve ser adequado a sua profissão.

A advocacia é uma profissão conservadora, logo, o advogado deve transmitir seriedade, confiança, competência e respeito, vestir-se com roupa discreta e de boa qualidade é praticamente uma obrigação.

Alguns vestuários e comportamentos que devem ser evitados:
v    Calçados barulhentos
v    Várias pulseiras de metal que gerem barulho
v    Decotes
v    Calça Justa e/ou com cintura baixa
v    Roupas que valorizam as formas do corpo
v    Celular com toque alto
Por que não? Fazem barulho, tiram a atenção dos colegas, atrapalham a concentração.

v    Aperto de mão forte – demonstra tentativa de dominar
v    Cumprimentar com beijos – muita intimidade, nem todos clientes ou parceiros estão preparados
v    Tapinhas nas costas – demonstra intimidade e nem todos os clientes apreciam o profissional que ultrapassa o formalismo
v    Atraso nos encontros – demonstra desrespeito com o tempo dos outros

Algumas atitudes que devem ser valorizadas:
v    Cultivar a auto-estima
v    Respeito ao próximo, especialmente o espaço e o tempo das pessoas
v    Ser autêntico com as suas próprias crenças e atitudes
v    Disponibilidade para admitir e assumir erros
v    Reciprocidade – a gentileza gera gentileza
v    Flexibilidade – adaptações as novas circunstâncias
v    Criatividade – maneiras de ser agradável e prestativo aos outros
v    Empatia – capacidade de se colocar no lugar do outro
v    Humildade – em pedir ajuda, agradecer, elogiar, preocupar-se em ser gentil

Portanto, verifica-se que roupa e comportamento discretos somados à gentileza devem fazer parte do dia a dia de qualquer profissional que pretende obter sucesso profissional.

Dica leitura:


Viviane da Silva Coelho Vasques
MBA em Direito Empresarial
Advogada
 

[1] Guirao, Maria Elisabeth Farina. A Etiqueta que faz a diferença nas empresas. São Paulo: Novatec, 2008,  pág. 28

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