quarta-feira, 27 de março de 2013

Mercado de Capitais – Um meio de captação de recursos





Viviane Coelho Vasques
Advogada, Sócia da Xavier Vasques
Advogados Associados



O mercado de capitais é um ambiente que, dentre outras funções, proporciona as empresas captarem recursos e, assim, gerarem o seu desenvolvimento econômico.

Com novos recursos, a sociedade empresária poderá investir em equipamentos e em profissionais qualificados, acarretando resultados positivos e promovendo o seu crescimento econômico.

O mercado de capitais no Brasil está em pleno crescimento, uma vez que o país apresenta economia estável, redução da taxa de juros, geração de empregos e aumento da renda dos brasileiros, ou seja, um bom ambiente para os investidores.

Contudo, ainda perde investimentos para alguns países asiáticos, devido a questões burocráticas e a insegurança jurídica brasileira. Para acelerar o crescimento econômico o Brasil tem que, urgentemente, se livrar destes entraves.

Destaca-se que o investimento em mercado de capitais com o objetivo de captação de recursos é mais vantajoso para a empresa do que buscar empréstimos bancários, onde são cobradas altas taxas de juros, impostos e demais encargos, tornando o financiamento demasiadamente oneroso.

Mas a sociedade empresária que tem interesse em ingressar no mercado de capitais deve buscar profissionais que a assessorem corretamente, para que se alcance o objetivo esperado, pois deve atender aos regulamentos da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário