segunda-feira, 3 de junho de 2013

A necessidade de respeito ao contribuinte



Viviane Coelho Vasques
                                      Advogada, sócia da Xavier Vasques
                                      Advogados Associados

A complexidade do sistema tributário de nosso país é quase uma armadilha para o empresário. A inobservância a qualquer detalhe burocrático, especialmente as obrigações acessórias, que são aproximadamente 100, com periodicidades diferentes, poderá implicar grave penalização à empresa.

Não se pode olvidar que o grande responsável pelo crescimento da economia de um país é o setor empresarial que gera empregos para a sociedade e contribui para manutenção da máquina pública por meio do pagamento de tributos.
Quanto mais emprego, mais consumo, e, por consequência, maior circulação de riquezas. Portanto, para o desenvolvimento de um país é indispensável o incentivo e o respeito ao setor empresarial.

Porém, o respeito e o incentivo ao empresário às vezes são esquecidos por alguns fiscais que, ao realizarem fiscalização nas dependências da empresa, presumem que esta é uma sonegadora e tentam de todas as formas encontrar qualquer deslize que a referida empresa possa ter cometido para, então, autuá-la, como se recebessem comissão por cada infração cometida, quando deveriam apenas verificar o pagamento e cumprimento das obrigações e orientar a empresa caso encontrado um mero equívoco. 

O Brasil perde em manter um sistema tributário complexo, com alta carga tributária, falta de segurança jurídica, falta de infraestrutura, dentre outros problemas sérios, o que acaba afastando empresas a se estabelecerem em nosso território. Perdemos empresas para países vizinhos que não possuem o mesmo potencial de crescimento e riqueza do Brasil pelo simples fato de termos um sistema extremamente burocrático e economicamente caro.

Não podemos nos dar ao luxo de afastar as empresas, caso contrário, seremos a próxima vítima de uma crise econômica. 

Evidentemente que não podemos ser coniventes com sonegação, fraudes etc., mas o Brasil pode ser mais parceiro do setor empresarial.  

É nesse sentido que o Dia de Respeito ao Contribuinte, criado pela Lei nº 12.325/2010, comemorado no último dia 25 de maio, é importante, pois tem por objetivo conscientizar os cidadãos da alta carga tributária e do respeito ao contribuinte, que trabalha cinco meses do ano apenas para manter a máquina pública.

A lei visa demonstrar que até o dia 25 de maio o contribuinte trabalhou apenas para pagar tributos nas esferas federal, estadual e municipal, ou seja, o cidadão trabalhou 145 dias tão somente para pagar impostos. Mas esta data refere-se ao número de dias em 2006, quando da criação do Projeto de Lei. Hoje já são 150 dias que o contribuinte trabalha apenas para pagar impostos, taxas e contribuições aos cofres públicos (segundo estudo promovido pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – IBPT).

Portanto, o poder público deve refletir sobre a importância do respeito ao contribuinte e realizar uma reforma tributária urgente, reduzindo a carga tributária e simplificando o sistema tributário do país.