quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

CUIDADOS NA CONTRATAÇÃO DE EMPRESAS DE CONSULTORIA





Viviane Coelho Vasques
Advogada, Sócia da Xavier Vasques
Advogados Associados



Recentemente a Secretaria da Fazenda do RS e o Ministério Público realizaram a operação “Crédito Fantasma” contra consultoria tributária que oferecia aos seus clientes aproveitamento de créditos de ICMS não previstos na legislação.

Segundo informações do Ministério Público e dos agentes fiscais, a consultoria tributária forjava créditos por meio de elementos falsos em Livros Fiscais de empresas-clientes e falsificação de assinaturas. Os valores cobrados pela consultoria tributária eram depositados em conta de empresa de fomento mercantil que estava em nome de “laranjas”.

Certamente com a operação todas as empresas que são ou foram clientes desta empresa de consultoria tributária sofrerão uma minuciosa investigação em seus livros fiscais e se verificada irregularidades serão responsabilizadas civil e criminalmente. 

Olha o problema que atraíram para si! Dificilmente a empresa-cliente será a mesma depois deste episódio!

Por isso as empresas devem ter muita cautela na contratação de consultorias na área fiscal e tributária, devem contratar profissionais responsáveis e experientes na área. Mas não só isso! Deve ser observada, também, a índole dos profissionais que compõem a empresa de consultoria, portanto, se recomenda buscar informações no mercado. Não se iluda com aparências e com soluções milagrosas.

Toda a consultoria tributária séria e responsável demonstra para o cliente a legislação vigente, os efeitos práticos do aproveitamento de créditos e esclarece minuciosamente todos os possíveis impactos.

Muitas empresas já faliram ou sofreram grave prejuízo financeiro devido à orientação de profissionais irresponsáveis ou orientações fraudulentas. Nunca esqueça: não existe solução tributária milagrosa! O que existe é conhecimento.