quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Regularização de dívidas do ICMS – Programa Em Dia 2012



Viviane Coelho Vasques
Advogada, Sócia da Xavier Vasques
Advogados Associados

Hoje o Governo do RS lançou o Programa Em dia 2012, com o objetivo de possibilitar a regularização das dívidas de ICMS. E outra não poderia ser a atitude do Governo, uma vez que o débito de ICMS no Rio Grande do Sul é altíssimo. Não podemos esquecer que a alíquota deste imposto em nosso estado é uma das mais altas do país, o que afasta muitas empresas de se instalarem aqui e prejudica as já estabelecidas na concorrência com empresas de outros estados.

Os descontos oferecidos pelo governo são muito atrativos, podendo chegar a 75% de desconto nas multas e 40% nos juros, já que o valor principal do débito não pode sofrer descontos, pois são inegociáveis, por se tratarem de erário público. É a maneira que muitas empresas têm de saírem do sufoco financeiro e a solução para muitas delas se manterem em atividade.

Para aproveitar o Programa o contribuinte poderá enquadrar débitos de ICMS constituídos ou não, inscritos em dívida ativa ou não, contudo, deverá desistir de recursos administrativos ou judiciais.

O procedimento de adesão ao Em dia 2012, o enquadramento de débitos, bem como a emissão de guias de arrecadação, poderão ser feitos pela internet. Maiores informações poderão ser obtidas na Delegacia da Receita Estadual.